Período de submissão: 01 de fevereiro a 20 de março de 2025

XIX Encontro Nacional de Gestalt-terapia,  XVI Congresso Nacional de Abordagem Gestáltica e o III Congresso Latinoamericano de Gestalt-terapia, será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2025. O presente edital tem como finalidade orientar a submissão de trabalhos que dialoguem com os eixos temáticos do evento, incentivando a diversidade de abordagens e perspectivas que enriquecem nossa prática e teoria. 

Eixos Temáticos

Representantes de diferentes países da América Latina compartilham suas experiências e perspectivas sobre a Gestalt- terapia;  características e evolução da Gestalt-terapia na América Latina; principais influências socioculturais, bases teóricas e modelos de trabalho gestáltico que moldam a prática na região; práticas terapêuticas comuns e como são adaptadas às necessidades locais; apresentação de estudos de caso que ilustram a aplicação da Gestalt-terapia em contextos latino-americanos; ações futuras e possíveis colaborações entre participantes para fortalecer a identidade da Gestalt-terapia latino-americana.

Exploração e aplicabilidade desta abordagem em uma variedade de contextos, desde os tradicionais aos inovadores (psicoterapia, organizacionais, comunitários, jurídicos, esportivos, educacionais, hospitalares e clínica ampliada entre outros). Este eixo abordará os constructos teóricos, práticos e metodológicos da Gestalt-terapia e seus atravessamentos sociais.

Este eixo temático torna-se imprescindível diante dos desdobramentos cada vez mais visíveis de destruição da natureza, compreendidos como verdadeiro ecocídio. Isto exprime a não coexistência saudável das relações humano-ambientais, incentivando diálogos sobre práticas sustentáveis, emergências, desastres e outras crises.  Como integrar conceitos de ambientalidade nos processos individuais, grupais e comunitários, bem como quanto à espiritualidade e a conexão com nosso ambiente, na busca da promoção de saúde mental e espiritual.

Este eixo temático aborda o desenvolvimento das bases teóricas e da prática da Gestalt-terapia, desde os anos 1950 até os dias de hoje; De que forma as origens e a sustentação teórica da Gestalt-terapia têm contribuído (ou não) para sua aplicabilidade nas questões emergentes no cenário do mundo atual? Que inovações e mudanças na teoria e prática da Gestalt-terapia ocorreram e estão ocorrendo?  Como fortalecer as bases humanistas da nossa abordagem, a fim de responder aos desafios da cultura imediatista contemporânea?  Como incentivar, discutir e desenvolver pesquisas que possam prover fundamentação que fortaleça o reconhecimento e validação da Gestalt-terapia? O que podemos  vislumbrar para o futuro da Gestalt-terapia?

Fundamentos teóricos que conectam a Gestalt-terapia ao engajamento social e político no que concerne a responsabilidades e os desafios no ativismo social; Projetos e iniciativas de impacto social em Gestalt-terapia que promovam  mudança social e um fortalecimento  de comunidades e grupos em situação de vulnerabilidade; Reflexões e diretrizes sobre o futuro do ativismo na Gestalt-terapia.

No mundo atual, a violência se manifesta de múltiplas formas, impactando profundamente a vida das pessoas e comunidades. Este eixo temático propõe  abordar as diversas facetas da violência contemporânea, incluindo – mas não se limitando, a violência doméstica, violências de gênero e de raça, desigualdade econômica e de oportunidades, políticas públicas ineficazes, crime organizado, dogmas religiosos, conflitos territoriais etc. Nosso  objetivo com este eixo é apresentar experiências terapêuticas bem-sucedidas na atenção aos distintos tipos de violência e compartilhar estudos de caso, práticas clínicas e relatos de experiências terapêuticas que tenham como foco a atenção e o tratamento de pessoas e comunidades afetadas pelas diversas formas de violência; analisar criticamente o papel e as contribuições da Gestalt-terapia na intervenção e prevenção de situações de violência, destacando suas potencialidades e limitações; Explorar novas abordagens e metodologias dentro da Gestalt-terapia que possam ser eficazes na promoção da paz e na redução da violência em diferentes contextos sociais; Debater a importância da inserção de práticas gestálticas em políticas públicas de saúde mental e assistência social, visando a criação de ambientes mais seguros e saudáveis; Promover a reflexão sobre como a Gestalt-terapia pode contribuir para a construção de um mundo mais pacífico, justo e equitativo.

Modalidades

Mesa Redonda

Tem como objetivo promover a conexão de trabalhos com temáticas semelhantes. Essa modalidade cria um espaço no qual o diálogo aberto, incentiva não só a exposição de ideias, mas também a interação ativa entre as pessoas participantes, o que permite o aprofundamento das questões e o surgimento de novas ideias. Os trabalhos são apresentados de forma expositiva, abordando pesquisas, novas proposições teóricas ou a exploração de conteúdos específicos. A pessoa que irá moderar, fica responsável por facilitar o diálogo, garantindo que todas/os/es participantes tenham a oportunidade de contribuir de maneira equilibrada e que o tempo seja gerido de forma eficiente. As mesas redondas, idealmente, comportarão 03 pessoas apresentadoras e 01 pessoa moderadora, sendo organizadas pelas/os/es proponentes ou pela comissão científica. Duração: 1h30min.

Esta modalidade visa exposição de temáticas de estudo ou pesquisa propostas, pelas pessoas apresentadoras, com o objetivo de promover uma interlocução rica e dinâmica entre todas/os/es participantes. Esse formato permite que as pessoas apresentadoras não apenas apresentem suas ideias, mas também fomentem reflexões sobre o tema em questão, por meio de uma exposição aberta e interativa com o público, permitindo que diferentes perspectivas sejam ouvidas e integradas. O ambiente é programado para ser informal e acolhedor, incentivando a participação ativa de todas/os/es presentes e a criação de um espaço de aprendizagem mútua. Serão de 01 a 03 pessoas apresentadoras, que podem ser reunidos  pelas/os/es proponentes ou pela comissão científica. Duração: 1h30min.

Tem por objetivo atividades teórico-vivenciais que abordam determinados conhecimentos por meio da demonstração e vivência de técnicas e experimentos. Esse formato compreende dinâmicas que favoreçam a ampliação de awareness e experiências de integração e contato grupal. A natureza interativa deste formato estimula a participação ativa e a aprendizagem experiencial, permitindo que as/os/es participantes integrem o conhecimento de maneira prática em suas próprias vivências e contextos profissionais. Duração: 1h30min.




Apresentações que têm como objetivo o aprofundamento teórico de uma temática específica, por meio de exposição oral que busca oferecer uma compreensão mais ampla e profunda do tema abordado. O minicurso é indicado para aquelas/es/us que desejam compartilhar seu conhecimento e desenvolver uma base sólida em áreas específicas, promovendo discussões críticas. Duração: 1h30min. 

O formato “pôster” oferece a oportunidade de compartilhar pesquisas, experiências práticas, propostas teóricas e projetos desenvolvidos de forma  concisa e visual, facilitando a comunicação das ideias principais de forma clara e visualmente atraente. Todos os posters deverão ter as mesmas medidas. Formato 90cm de largura X 120 cm de altura, em orientação vertical.

Abrange uma variedade de expressões artísticas, incluindo música, canto, dança, teatro, performance,  leitura dramática e exposições de arte, entre outras. Essas apresentações serão integradas à programação do evento, enriquecendo a experiência das/os/es participantes. As práticas  corporais integrativas, como meditação, ioga e outras, deverão ser propostas em horários anteriores ou posteriores à programação do evento. As propostas devem ser enviadas especificando as necessidades de espaço, (fechado ou ao ar livre). 

Pessoas autoras de livros publicados em português ou espanhol nos últimos 3 anos e que desejarem participar de um período destinado a lançamento de livros, enviem o título de seus livros, capa e data de publicação. Lembrando que os demais livros poderão ser expostos e/ou vendidos durante o congresso.